O Yoga ensina a relaxar, gerenciar o estresse e também aumenta a capacidade de concentração. A prática regular reduz a tensão muscular, mas acima de tudo reduz a tensão mental.
Durante a meditação, você aprende a observar e trazer a mente para o momento presente. Uma mente clara também aumenta sua capacidade de aprender e armazenar novas informações.
Os Pranayamas (exercícios respiratórios) ajudam a desenvolver certas áreas do cérebro que geralmente não são usadas. O despertar dessas áreas aumenta sua intuição e sua capacidade de estar totalmente presente a qualquer momento.
Aprendendo a desacelerar o ritmo, respirar profundamente e executar os ásanas (posturas) com concentração e consciência, você treina a mente a estar no momento presente, "o único que importa".
Respirar conscientemente, te permite eliminar todos os problemas desnecessários da vida cotidiana. Pois, te obriga a fazer pausas.
Muitos problemas físicos e mentais surgem porque nos esquecemos de ativar a nossa consciência corporal ou de nossos pensamentos (vivemos no automático). Quando há um problema físico, o corpo nos envia sinais e o Yoga nos ajuda a decifrar e a tratar esses sinais.
Se você não está ciente de seus pensamentos acaba, às vezes, sendo vítima de si mesmo. Qualquer ação ou palavra surge dos pensamentos e a falta de consciência pode abrir espaço para atitudes reativas ou impulsivas, causando mal estar. Graças ao Yoga, mas principalmente à meditação, a consciência pode ser cultivada para que você não seja mais escravo dos seus pensamentos. É você quem deve dominar a sua mente e não ao contrário.
Outro benefício mental que advém da prática é a concentração. Você já tentou fechar os olhos e manter o foco em uma coisa por 10 minutos? Caso não consiga, não se preocupe. É normal porque, se a mente não está acostumada a se concentrar, vai aonde quer. Como um macaco pulando de um ramo para outro, a mente salta entre pensamentos, desejos, emoções, etc. Com a prática diária pode-se desenvolver uma concentração incrível, que não apenas permitirá que continue sua jornada espiritual, mas também o ajudará na sua vida fora do tapetinho.
A prática do yoga também nos permite estar mais consciente desses estados emocionais e vê-los como uma espécie de “desapego yogue”. É essa distância que nos permite observar tudo sem estar envolvido.
De acordo com o Yoga todos os sentimentos são coisas naturais que surgem e depois desparecem. Muitas vezes, no entanto, nos identificamos com todo esses pensamentos e passamos a acreditar que somos esses estados e isso nos faz sentir mal. Devido a expansão da consciência, ao desapego e à capacidade de deixar ir, qualidades adquiridas através da prática constante, podemos observar esses fenômenos à distância e, dessa maneira, não somos controlados por eles.
Não estar envolvido, consequentemente, nos permite fazer escolhas que certamente são mais livres porque são menos condicionadas pelas próprias emoções.
Venha praticar com a gente!
A vida toda é Yoga
(Sri Aurubinbo)