Confira 4 benefícios de se desafiar nas posturas de inversão, tanto no Yoga quanto no Pilates:
1) Retorno sanguíneo e oxigenação cerebral, favorecendo o bom funcionamento das capacidades cognitivas: concentração, memória, raciocínio e processamento de informações.
2) Reforço imunológico, visto que melhora o fluxo do sistema linfático que desempenha um papel fundamental nesse sistema de defesa do organismo.
3) Melhora do humor, administração do estresse e auxílio no combate à depressão, normalizando o hormônio do estresse chamado cortisol e aumentando a circulação de endorfinas que por sua vez ajudam a lidar com situações de tristeza e de ansiedade.
Os indivíduos que usam inversões nas práticas de yoga e nas aulas de Pilates relataram uma sensação de confiança e coragem ao longo do dia.
4) Flexibilidade mental e resiliência: sentir o corpo no espaço de uma maneira diferente, muda o ponto de vista e estimula uma ressignificação de certos padrões de comportamento e de percepção tornando o indivíduo mais flexível e adaptável à mudanças e situações adversas.
“Posturas de inversão invertem a gravidade no corpo. Ao invés de tudo ser puxado para baixo em direção aos pés, a atração muda em direção à cabeça. Similarmente, nos níveis emocionais e psíquicos, os asanas invertidos viram tudo de cabeça pra baixo, jogando uma nova luz nos antigos padrões de comportamento e percepção.”
Swami Satyananda Saraswati